Publicidade

Como funciona um desumidificador

Um ambiente com pouca incidência de ventilação pode ocasionar excesso de umidade e, por isso, gerar o acúmulo de bolor, mofo, ferrugem, e outras bactérias que aparecerão por causa desse ambiente propício e ocasionarão corrosão nas paredes. Isso acontece por que a umidade produzida por tudo o que se utiliza água ou vapor dentro de casa, não é dispersa na atmosfera e fica agrupado nas paredes e assoalhos. Muitas vezes não existe a possibilidade de fazer um esquema de ventilação adequada para evitar essa umidade excessiva em locais fechados. Nesses casos, a utilização de um desumidificador pode ser uma opção para corrigir esse problema.

O que é a umidade relativa do ar

  • A umidade relativa do ar considerada ideal deve estar entre 45 e 65%. Se esse percentual for menor o ar ficará seco e poderá causar problemas pulmonares, mas se a umidade relativa estiver acima desse percentual, o ar estará demasiado úmido e poderá ocorrer outros problemas de saúde.
  • Esse acúmulo de umidade no ar acontece porque a incidência de água no ambiente está maior do que a capacidade de retenção. Ou seja o próprio ar se transforma em água e, se não existe a possibilidade de ventilar mais o local, para ajudar a secar, essa água se acumula nas paredes, assoalhos, móveis, roupas, calçados e outros objetos. E, logicamente o ar continua úmido, causando dificuldades respiratórias em pessoas e animais.
  • Bildmaterial – entfeuchter.at.gmbH/Wikimedia Commons

    Como funciona o desumidificador de ar

    O Principal objetivo do desumidificador de ar é transformar os vapores de umidade existente num determinado ambiente em água pura, liberando o ar para a circulação. Todo o vapor existente no local é recolhido pelo ventilador frontal do aparelho e conduzido até uma serpentina. Nesse momento o vapor é totalmente transformado em água e, essa água, depositada na bacia que fica na parte baixa do aparelho. O ar continua circulando de acordo com a programação estabelecida no aparelho, a qual pode ser seco, extra seco e contínuo. As diferenciações dessas três possibilidades são:
  • Seco – No seco, o desumidificador apenas retira parte do vapor de água transformando-o em água e deixa em circulação o ar entre 55 e 60%.
  • Extra seco – O aparelho retirará mais água dos vapores recolhidos até a serpentina e mantém a circulação do ar com a umidade relativa em 50%.
  • Contínuo – Essa programação é utilizada quando se pretende retirar o máximo das partículas de água do ar. O ar vai ficar extremamente seco. Esse tipo de programação somente é interessante para curtos períodos de tempo.
    • O desumidificador trabalha através de ciclos, e toda a vez que atingir o percentual da umidade do ar, programada pelo usuário, ele desliga automaticamente. Quando os índices de umidade subirem novamente, o ciclo reinicia.
    Uploader./Wikimedia Commons
    Utilizando um desumidificador, além de manter a qualidade dos móveis, calçados, roupas, objetos, quadros, documentos, o próprio móvel, também possibilita uma melhor qualidade de vida para as pessoas que frequentam o local, bem como aos animais de estimação. Lembre-se sempre, especialmente quem tem animais de estimação, as doenças podem ser caracterizadas por transmissão. Apenas um pessoa ou animal pode ser sensível à umidade, mas depois repassar o vírus adquirido para os outro. Sem contar que gera conforto e bem estar.
    Boa Sorte!
    (Imagem Destaque:  Dchristle/Wikimedia Commons)


    Tags: Como funciona um desumidificador 

    Fonte: orfury.com.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário