O piso de concreto estampado chegou ao Brasil nos anos 90, depois do sucesso conquistado no exterior, por ser de rápida execução, ter baixo custo e oferecer beleza a áreas externas. Trata-se de uma revolucionária técnica de reprodução de tipos de piso, como: cerâmica, pedra, madeira e tijolo, usando grande diversidade de cores e texturas.
Ideal para uso externo, elimina várias etapas tradicionais na colocação de pisos e oferece surpreendentes resultados: ganhos com beleza, produtividade, qualidade e otimização de mão-de-obra e tempo.
Os desenhos são feitos através de moldes de borracha, que podem ser adquiridos em lojas do ramo e, para obter um resultado de alto nível, são necessárias algumas ferramentas específicas.
Materiais necessários
- Concreto usinado;
- Telas de aço;
- Sarrafos;
- Moldes;
- Desmoldante;
- Soquete, desempenadeira, puxador de concreto, float de madeira ou magnésio e talhadeira para acabamento.
Passo a passo
- Nivele e compacte a área que vai receber o concreto e deixe os sarrafos perimetrais devidamente colocados para a colocação das telas, que podem ser colocadas um pouco antes da concretagem.
- Contrate uma usina idônea para fornecer o concreto usinado. A qualidade dele é primordial para o sucesso desse trabalho. Para a estampagem a espessura mínima de concreto, em áreas para pedestres, é de 5 cm. Lance o concreto. Dimensione para despejar um metro cúbico a cada 15 minutos.
- Espalhe o concreto, usando ferramenta específica e inicie o sarrafeamento, respeitando os caimentos pré-determinados por piquetes. Para esse serviço, é necessário ter rapidez e habilidade.
- Bata o concreto com a ferramenta própria, a fim de trazer a sua parte nobre para a superfície.
- Faça a homogeneização e a abertura dos poros, com um float de madeira ou magnésio.
- Lance o endurecedor colorido, cobrindo toda a superfície e usando uma máscara de proteção. O endurecedor vai oferecer a pigmentação e uma resistência maior que a de um piso de concreto comum.
- Faça a queima, garantindo a penetração e fixação do endurecedor colorido.
- Lance o desmoldante, cobrindo a superfície queimada. Ele tem a função de isolar a superfície do concreto e oferecer uma pigmentação envelhecida.
- Faça, então, a estampagem, usando os moldes de borracha e, ao terminar, deixe o piso intransitável por 24 horas, no mínimo.
- Defina os pontos em que serão feitos os cortes e faça-os com a profundidade necessária para enfraquecer o concreto nesses pontos.
- Lave todo o piso, espere que seque completamente e aplique uma demão de seladora, usando um rolo de lã de cerdas curtas.
- Espere secar e aplique uma demão de resina acrílica, também usando o rolo de lã, a fim de proteger o piso contra agentes abrasivos.
Dicas
- Dê tempo em tempo, é necessário fazer nova aplicação de resina, para manter a proteção do piso. O tempo varia de acordo com o tráfego a que é exposto e também ao tipo de impacto que recebe.
- Durante toda a execução do cimento estampado, a área deve ser isolada, permanecendo nela apenas os profissionais envolvidos no trabalho.
O concreto estampado permite combinação de cores em um mesmo espaço e alia beleza, rapidez na aplicação e bom preço. É mais comum ser usado em praças, parques e calçadões, inclusive à beira mar. Para a execução do concreto estampado é interessante fazer um curso antes, que é oferecido por várias empresas, a fim de inteirar-se melhor de cada etapa a ser realizada. Bom trabalho!
(Imagem destaque: Sam Howzit / Flickr)
Tags: Como fazer concreto estampado
Fonte: orfury.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário