Publicidade

Como escrever um texto descritivo

Como escrever um texto descritivo
A produção de textos ocorre mediante um propósito ou exigência que o autor deve atingir de acordo com o tipo de conteúdo a ser criado. O texto descritivo está presente em diversas atividades acadêmicas e pode ser identificado a partir de anúncios e propagandas dos mais variados segmentos mercadológicos.
Na definição clara sobre o que é um texto descritivo, vale descrevê-lo como a percepção adquirida de um determinado objeto ou situação com base nos cinco sentidos intencionando descrever, com riqueza de detalhes, qual a impressão captada de algo ou alguém sob pontos de vista estéticos e comportamentais (funcional).
Vejamos agora mais informações sobre o tipo de texto descritivo e de quebra aprenda a formular conteúdos textuais desta ordem, seguindo as determinações da língua portuguesa.
creative 108545 640 Como escrever um texto descritivoWokingham Libraries/Pixabay

Como escrever um texto descritivo

A produção de um texto descritivo pode ser baseada sob dois prismas: texto objetivo e texto subjetivo.
  • Texto objetivo: Neste tipo de produção, o objetivo central é descrever as características da matéria física de um objeto ou do corpo humano, sem atribuições de sensações, impressões ou funcionalidades.
  • Texto subjetivo: Na produção de textos descritivos subjetivos é necessário que o autor expresse quais as emoções, sentimentos e opiniões ele próprio experimentou ao analisar criteriosamente um acontecimento ou experiência, dando ao fato ocorrido suas próprias “descrições” e interpretações.
Agora que você já sabe o que é um texto descritivo e quais são os pontos de vista utilizados na estrutura deste tipo de conteúdo textual, veja como iniciar e concluir suas produções descritivas com base em suas exigências técnicas.
Passo a passo
  1. Leia atentamente a proposta de texto. Como visto anteriormente, há diferenciações do texto descritivo objetivo e subjetivo e, em avaliações acadêmicas, estes fatores são os primeiros a serem analisados.
  2. Faça uma estrutura prévia antes de iniciar seu texto. Utilize tópicos para facilitar o seu entendimento a cerca da proposta descritiva. Escreva índices à serem preenchidos, tais como “visão” e “tato” de acordo com o objeto ou a situação que deverá ser trabalhada. Realizando estas etapas você conseguirá formular o texto descritivo conforme a tipologia que lhe é correspondente.
  3. Evite qualquer tipo de pré-concepção. Frases como “eu acho que” e “eu entendi que” não devem ser utilizadas em seu texto descritivo, sobretudo, porque o objetivo está mais voltado para a descrição de uma situação, objeto ou pessoa do que para as concepções desenvolvidas pelo autor, que deve sim inserir suas opiniões, porém, buscando sempre prevalecer o tema proposto.
4365665480 1fd12f916e Como escrever um texto descritivoisolationism/Flickr

Dicas

  • Não confunda o texto descritivo com o resumo ou a dissertação. Lembre-se que objetivo é descrever visualmente e significativamente um objeto, acontecimento ou pessoa;
  • Um bom texto descritivo deve ter entre 350 e 500 palavras, além de apresentar boa estruturação e concordância com as regras gramaticais;
  • Escreva o texto em primeira pessoa, porém, não utilize o “eu” quando foi abordar o que você achou e sentiu com relação a uma determinada situação ou análise estática.
Estas são as dicas mais importantes de cumprimento quanto a produção de textos descritivos. Leia bastante e pratique a escrita para melhorar gradativamente o seu desempenho e posteriormente suas avaliações.
Boa Sorte!
(Imagem Destaque: koalazymonkey/Flickr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário