Usar materiais comuns do dia a dia para fazer trabalhos artesanais vem se tornado cada vez mais frequente, principalmente com a popularização da reciclagem. Tudo pode se transformar em arte, desde garrafas pets, passando pelos materiais de vidro, até os jornais do dia a dia. As peças feitas com esses produtos estão cada vez mais sofisticadas, sendo que os decorativos são os preferidos dos artesãos. Segundo alguns historiadores, não se sabe ao certo quando o artesanato passou a ser feito pelos homens, a sua origem é tão antiga quanto a própria humanidade. Mas de acordo com alguns objetos encontrados por pesquisadores, o hábito de fazer bens usados no dia a dia a partir de matérias-primas comuns, começou a ser popularizado no período neolítico (6.000 a.C). Muita coisa mudou de lá para cá, mas as peças continuam sendo exclusivas e únicas, já que mesmo com toda prática, é impossível criar manualmente dois objetos exatamente iguais.

Via shutterstock
Aprenda a fazer artesanato de jornal
O jornal é um dos materiais mais usados em artesanatos por vários motivos, o principal deles é facilidade de juntar uma boa quantidade para fazer o trabalho. A partir das folhas do jornal é possível fazer diversas peças, como, por exemplo, um baú para organizar a bagunça da casa.
Materiais:
- Jornais
- Cola
- Tesoura
- Verniz
- Tinta
- Pincel
- Caixa
Passo a passo

Via shutterstock
Dicas:
- Escolha um ambiente que seja grande e ao mesmo tempo ventilado para fazer o seu trabalho, a cola, o verniz e a tinta possuem um cheiro forte que poderá ser prejudicial à saúde.
- Forre o chão antes de começar a pintar o seu baú, pois os respingos da tinta poderão manchá-lo.
- Enfeite o seu trabalho com botões, pedrarias ou outros materiais, isso irá fazer com que ele fique ainda mais luxuoso.
O trabalho artesanal, além de servir como terapia, é fonte de renda para muitas pessoas. Aproveite para repaginar a sua casa e boa sorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário