Publicidade

Como Treinar Líderes

Parece ser um entendimento comum entre os psicólogos do trabalho, que é possível transformar uma pessoa passiva em um líder. O fato é que esse é um dos principais desafios das empresas, especialmente as grandes corporações, já que não se encontram líderes natos  em grande quantidade, principalmente se é preciso aliar a capacidade de liderança com a capacitação profissional para um determinada área. Mesmo sabendo da possibilidade de treinar lideres ainda não se chegou a um denominador comum de métodos para ensinar a liderança.
Algumas empresas até oferecem cursos de qualificação para líderes, mas não reconhecem ainda qual é o ponto central desses treinamentos. Mas qualquer atividade é melhor do que ficar parado, por isso os cursos sempre vão trazer benefícios à empresa. Contudo, é importante saber quais os métodos mais eficazes na formação de lideres.
Lisavanovitch/Flickr

O que é um líder

  • Antes de qualquer coisa é extremamente necessário entender o conceito de líder. Embora esse conceito não esteja muito claro, é importante não confundir a capacidade de liderar com ser chefe.
  • O chefe repassa ordens, e essas devem ser cumpridas conforme as leis e política da empresa. O líder deve ser mais do que um repassador de ordem, pois ele será um espelho aos demais colaboradores, e através da persuasão, exemplo, modelo e sinergia, consegue buscar o máximo em todos que o rodeiam.
  • A liderança se caracteriza pelo poder interno, o qual é refletido nos fatores externos. Um líder é seguido automaticamente e naturalmente.

Como treinar líderes

O líder se sente parte integrante de um conjunto de fatores que busca melhorias na empresa, diferente de outros funcionários que trabalham em busca de um salário ao final do mês. Mesmo que esses funcionários trabalhem muito bem, e existam muitas políticas para a compreensão de que todos são donos da empresa, o fato é que o importante é a sobrevivência de cada um. Mas o líder é diferente e, por isso deve ser tratado como tal, somente assim ele se motivará constantemente. Por isso treinamento não são somente cursos. As dicas a seguir devem fazer parte do treinamento de líderes.
 thetaxhaven/Flickr

  • Conhecimento da empresa – Um líder deve conhecer o ambiente de trabalho como um todo. De nada adianta dar a liderança para um colaborador se ele não conhece a instituição em sua totalidade. Um bom curso de reconhecimento da empresa pode ser eficiente.
  • Autonomia – Dar poder de liderança a alguém e continuar numa monitoria constante pode ser prejudicial ao relacionamento e abalar a confiança. Deve-se determinar os limites das ações do líder, mas não ficar todo o tempo monitorando os passos dele.
  • Desafiá-lo – Os desafios e metas são extremamente eficientes se forem possíveis de alcançar. Querer propor desafios impossíveis poderá ter um efeito contrário e desmotivar o líder.
  • Clareza – Todas as decisões devem ser claras dentro da organização. As vezes a falta de clareza acontecem por falta de conhecimento. Por isso o líder deve estar por dentro de todas as políticas da empresa. Se, quando elevado ao patamar de líder, ele recebeu a promessa de reajuste salarial, essa promessa deve ser cumprida, pois a desmotivação será inevitável. Nessa mesma linha estão as promessas de promoção e outras pequenas promessas. Se o líder repassar algo aos outros colaboradores e depois não poder cumpri porque não recebeu dos superiores, além de perder crédito ficará desapontado.
  • Atualização – O líder deve estar sempre atualizado das decisões da empresa para saber qual caminho seguir.

  • Com esses elementos, além da autonomia necessária e a delegação de funções, o líder fará parte da empresa. A partir disso, os treinamentos devem se direcionar a conhecimentos da função em que está inserido. A capacidade de liderança também passa pela capacitação e profissionalismo.
    Boa Sorte!
    (Imagem Destaque: Victor 1558/Flickr)
     fonte: orfury.com.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário