Acampar com os amigos pode ser uma aventura maravilhosa e render ótimas lembranças e muitas risadas, mas apesar da diversão, muitas pessoas se estressam ao montar a barraca, por isso preparamos este artigo com dicas de como escolher o melhor local para armar a sua barraca e como montar a coisa.
Escolhendo o local
Escolha um local plano que não seja rota natural de água, a melhor opção é escolher um local cercado por arbustos, como uma clareira, dessa forma o vento será amortecido pelas plantas.
Retire todos os galhos e folhas antes de montar a barraca.
Evite: Montar a barraca perto do leito de rios, pois pode chover e você se ver dentro da água.
Montar a barraca em baixo de árvores pelo risco de ser atingido por galhos e frutas.
Na praia evite montar a barraca perto da praia, a maré pode subir e você assistirá a triste cena de ver sua barraca indo, indo, indo mar a dentro. Prefira montar a barraca longe da faixa de areia, além de mais seguro, menos areia irá parar dentro dela.
Se o seu camping for na neve cave uma plataforma plana e cerque a área da barraca com pedras para protegê-la do vento forte. Evite a proximidade com as encostas de montanhas por causa da queda de pedras ou mesmo avalanches. Se a sua barraca possuir saias é recomendável que você as prenda com pedras ou as enterre na neve, isso vai ajudar a manter a barraca mais firme quando ela enfrentar algum vento mais forte.
Montando a barraca (dica retirada do site: www.trekkingbrasil.com)
Os espeques (as estacas de fixação da barraca) vieram com ela e foram feitos para serem usados, prenda corretamente os espeques do quarto (a parte de dentro da barraca), mantendo a barraca o mais esticada possível e bem fixada no solo. Enterre os espeques em um ângulo de 45º em relação ao solo e se o terreno for muito fofo, como a areia da praia, coloque pedras sobre o local onde os espeques estão. Isso vai evitar que a tensão do sobre-teto arranque-os do chão. Se o terreno for duro demais use um martelinho (também conhecido como “bate-espeque”) ou uma pedra não muito pesada para ajudar a bater o espeque.
Repita o mesmo procedimento acima com o sobre-teto da barraca (aquela camada de tecido que vai por cima do quarto da barraca), estique-o bem e reforce a fixação com os tirantes que acompanham a sua barraca. Aqui existe um detalhe que muita gente não faz e reclama depois: se o sobre-teto não ficar bem esticado e encostar no quarto ele vai passar umidade para o quarto e você vai acordar com alguma coisa molhada dentro da barraca. Um macete que alguns usam é colocar bexigas para forçar o afastamento do sobre-teto.
Vire uma quina dela ou a parte mais aerodinâmica para a direção onde o vento costuma ser mais forte, isso evita maiores problemas em caso de ventanias. Faça isso principalmente se a sua barraca possuir algum tipo de varanda ou avanço que permita a passagem do vento e que venha a funcionar como um “para-quedas” ou “vela” servindo para que o vento arranque a barraca do chão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário